sexta-feira, 17 de maio de 2024

Mestre Bimba Mestre Osvaldo Conceito &Trajetória na Capoeira!

 

O outro lado da História!

Prólogo: Quando Mestre Bimba veio para Goiás e a Bahia perdeu Mestre Bimba, todo mundo ficou conversando, cada um falava a sua maneira.

Tudo oque eu digo aqui é uma maneira de me defender, porque todo mundo me criticou demais!

Essa defesa é um direito meu, porque na hora só tomei cacetada, todos se viraram contra mim, eu que fiz todo o benefício! Aos incrédulos do que eu digo, aviso que tenho documentos para provar!

Osvaldo Rocha de Souza 



O outro lado da História!

Em 1970 treinando com Mestre Bimba no Centro de Cultura Fisica Regional da Bahia, convidei-o a visitar Goiânia, (Goiás) e ao mesmo tempo ser paraninfo da 1ª turma de capoeiristas, formatura esta feita por mim, Mestre Osvaldo de Souza no Cine Teatro Goiânia. Ele aceitou e consegui trazê-lo através do apoio do Departamento de Cultura do Estado de Goiás para formar 15 capoeiristas!

Mestre Bimba ficou comovido com a atenção do público Goiano, pois naquela época estava atravessando uma fase difícil na Bahia, ninguém lhe apoiava e eu cheguei a ver isso de perto!

Todos falam:

Mestre Bimba prá lá, Metre Bimba pra cá, mas ninguém procurou ajudar o Mestre dentro da maneira que correspondesse a sua expectativa, pelo número grande de discípulos que tinha em Salvador.

É importante frisar isto, pois houve/há uma grande deturpação (da verdade?) pela vinda definitiva dele para Goiás e isso posso afirmar com certeza:

Mestre Bimba nunca teve apoio em Salvador, principalmente por parte de seus discípulos!

Quando eu falo assim:

Discípulos do Mestre Bimba, não é abrangendo todo mundo, têm as pessoas de bem que sempre procuraram ajudar o Mestre, cito Mestre Decânio que foi um companheiro que ajudou o Mestre Bimba dentro de suas possibilidades!


Nenhum comentário:

 Arte Brasileira: Rede Internacional quer capoeira como esporte olímpico  As novas gerações já são preparadas para as regras que deverão ser...

Compartilhe nas Redes Sociais

Compartilhamento de Post: