domingo, 25 de agosto de 2024

 Arte Brasileira: Rede Internacional quer capoeira como esporte olímpico 

As novas gerações já são preparadas para as regras que deverão ser universais – foto Edelson Borges/Folha Machadense

O 2° Campeonato Mineiro de Capoeira da Rede Internacional, ocorrido em Lavras (MG), no último dia 3 de agosto, deu início a campanha nacional de reconhecimento da Capoeira como Esporte Olímpico.  

O Campeonato Mineiro ocorreu dentro do Programa “Capoeira que te quero… Olímpica”!  – A realização foi da Federação Mineira de Capoeira Desporto (FEMICAD), em parceria com a Confederação de Capoeira Desporto do Brasil e a Federação Internacional de Capoeira (FIC).  

A competição contou com a participação de seis equipes e o total de 47 atletas nas seguintes categorias: Infanto-Juvenil A (11/12 anos), Infanto-Juvenil B (13/14 anos) e juvenil (15/17 anos); todas as categorias nas modalidades masculino e feminino. O evento foi realizado no Ginásio Poliesportivo da Escola Municipal José Serafim e contou com um público estimado em 200 pessoas. Estiveram presentes a prefeita de Lavras, Jussara Menicucci, o secretário de esportes Professor Odair Barra Mansa e a diretora da Escola Adriana Diniz.  O pódio “Capoeira que te quero… Olímpica” ficou assim: 1° lugar, Equipe Nova Liberdade (Lavras); 2° lugar, equipe Biriba de Ouro (Nazareno) e 3° lugar, equipe Corpo em Movimento (Lavras).  O Campeonato Mineiro de Capoeira da Rede Internacional é um marco para Minas Gerais, pois, seguiu as regras do novo regulamento internacional de capoeira que traz um formato diferente para os atletas competidores. No formato Olímpico, a premissa é o ‘Fair Play’ (Jogo Limpo). O julgamento para indicar os vencedores conta, hoje, com três quesitos principais: TOQUE (os contatos), QUEDA (os desequilíbrios) e o VOLUME DE JOGO. Através dos trabalhos do Mestre Valdenor Silva dos Santos, de Santo André (SP), buscando transformar a Capoeira em Esporte Olímpico, o Programa tem avançado bastante e conta com a parceria de 15 Federações no Brasil e várias instituições internacionais interligadas à Rede Internacional. Em Lavras, o Campeonato Mineiro teve a supervisão do Mestre Prof. José Caldas Coelho, o ‘Mestre Coelho’. 



 Arte Brasileira: Rede Internacional quer capoeira como esporte olímpico  As novas gerações já são preparadas para as regras que deverão ser...

Compartilhe nas Redes Sociais

Compartilhamento de Post: