sábado, 25 de maio de 2024

Academia de Karatê do Shorin-Ryu Eunápolis-Ba


Academia de Karatê do Shorin-Ryu,Sensei Edmilson e seu filho Mestre Chuvisco e seus alunos - Eunápolis-Ba na Década de 70

Academia em Eunápolis - Bahia na Década de 70


 Sensei Edmilson Academia de Karatê do Shorin-Ryu lado esquerdo em  Eunápolis - Bahia

Karatê do Shorin-Ryu de Eunápolis da década de 70


 Um grande encontro,sensei Agnaldo de Santa Cruz de Cabralia, sensei paulo de São Paulo,sensei Ari de Porto Seguro Ba, com seus discípulos e Mestre Chuvisco filho do sensei Edmilson, percussor do Karatê do Shorin-Ryu de Eunápolis e Região da Bahia. na Década de 70

Kleber Barreto Mestre Chuvisco 9 anos de idade


  Mestre Chuvisco Filho do Sensei Edmilson do Karatê do Shorin-Ryu, no dojo em Eunápolis - Bahia

Karatê do Shorin-Ryu


 Kleber Barreto Mestre Chuvisco Filho do Sensei Edmilson

sábado, 18 de maio de 2024

Entretenimento, ação, esportes, cultura e lazer.


K&R PRODUÇÕES E EVENTOS LTDA.


A Escola de Artes e Cultura Naurú, CNPJ: 51.537.377/001-15 Localizada na Região da Aldeia Mirapé, Terra Indígena Pataxó, Município de Porto Seguro-Ba, Brasil. Fundadores: Mestre Chuvisco e Professora Railda. Atividades: Aulas de capoeira, dança afro-brasileira, música, percussão, eventos culturais, oficinas, workshops, Intercâmbio cultural com outras comunidades etc. Missão: Preservar e difundir a cultura brasileira, promover a inclusão social e o desenvolvimento cultural. Valores: Respeito à diversidade. Compromisso com a educação, responsabilidade social. Criatividade: Kleber Barreto (Mestre Chuvisco). Mestre de Artes marciais e músico. Dedica sua vida à preservação da cultura brasileira. Professora Railda Barreto, licenciada em Educação Física, Pós Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Professora de dança e coreógrafa. Trabalha pela inclusão social e pelo desenvolvimento cultural das comunidades. A Escola de Artes e Cultura Naurú, é um importante espaço cultural de Porto Seguro- Ba. A escola oferece, diversas atividades, além de promover a preservação da cultura brasileira. Se você está em Porto Seguro, vale a pena visitar a Escola de Artes e Cultura Naurú e conhecer o trabalho de Mestre Chuvisco e Professora Railda. Seja bem-vindo!

CONTATOS:Whatsapp: (73) 98884-4027

sexta-feira, 17 de maio de 2024

A Capoeira Contemporânea

 

Foto:Na Sede da Cordão de Ouro em Itabuna-Bahia

Mestre Chuvisco & Professora Railda Barreto & Mestra Claudia  

A Capoeira Contemporânea

Suassuna 03/07/1938

registrado em 1942

Mestre Suassuna

Reinaldo Ramos Suassuna

03/07/1938–registrado em 1942

Primeiramente, a contemporaneidade de uma arte, de uma manifestação social e cultural como a capoeira é algo inerente ao seu tempo. Poderíamos perfeitamente dizer que a Capoeira primitiva era contemporânea em relação aquela a época e ao contexto em que surgiu e que se consolidou.

Já a Capoeira Regional e a Capoeira Angola podem ser consideradas como dois movimentos de vanguarda. Segundo a Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Vanguarda), Vanguarda (do francês avant-garde, “proteção frontal”) em sentido literal faz referência ao batalhão militar que precede as tropas em ataque durante uma batalha. Daí deduz-se que vanguarda é aquilo que “está à frente”. Desta dedução surge a definição adotada por uma série de movimentos artísticos e políticos do fim do século XIX e início do século XX. Os movimentos europeus de vanguarda eram aqueles que, segundo seus próprios autores, guiavam a cultura de seus tempos, estando de certa forma à frente deles.

Os movimentos de vanguarda têm uma tendência a negar, de certa forma, o tempo precedente, do qual eles próprios foram criados. Por outro lado buscam, relativamente, algo que tenha ficado em uma época ainda anterior ao próprio tempo precedente. Para exemplificar, imagina-se que a Capoeira tenha passado por várias vanguardas em todas as suas épocas. Mesmo a Capoeira Primitiva que passou por instrumento de luta e liberdade, depois pela abolição, pela marginalidade e se encaminhou para uma capoeira com objetivos artísticos e turísticos.

A capoeira Regional vem fazer um contraponto, buscando exatamente algo que tinha ficado para trás. E a Capoeira Angola, por ter sido organizada e concebida em um período logo após a criação da Capoeira Regional, se encarrega de fazer oposição direta a esta última, também buscando identificações na capoeira primitiva, mantendo tradições e inventando algumas outras.

Com o passar dos anos a capoeira, como dito anteriormente, que nunca deixou de ser contemporânea, continuou a passar por vanguardas. Na Regional diferentes linhas surgiram, algumas desencadeando para uma violência gratuita. Na Angola também surgiram outras linhas que não a do Mestre Pastinha e, mesmo dentro de sua linhagem aparecem nuances muito diversas.

A hibridação dos estilos e a capoeira do Grupo Cordão de Ouro

O próprio brasileiro é um ser híbrido. Porque é fruto da mistura entre as matrizes européias com os negros e índios. Cada uma dessas matrizes contribuiu significativamente para a formação do povo brasileiro. As bases culturais destas se fundem, misturam e se contaminam, até que se consolida uma cultura híbrida cheia de particularidades.

O elemento negro foi importado de diversas regiões do continente africano. Sudaneses, angolanos, moçambicanos e diversos outros povos vieram compulsoriamente trabalhar em um solo que não era o seu e para fins que não diziam respeito às suas necessidades. Os índios, diferentemente dos africanos, foram escravizados no próprio solo, e somente compreendiam tal desgraça como uma maldição dos deuses.

Outra tendência híbrida do ser humano é enxergar qualquer situação do seu próprio ponto de vista. De acordo com a experiência ou as informações que cada indivíduo processa, este dará um significado particular a elas.

A capoeira, como o capoeirista, faz parte do meio em que está inserida. Todos nós fazemos parte do meio, e somos influenciados pelo meio, e também influenciamos o meio em que vivemos, em suas diversas esferas, sejam sociais, econômicas, políticas, culturais, artísticas, psicológicas, comunicativas etc.

Foi a partir da interpretação desses diversos elementos que Mestre Bimba criou a regional. Ele percebeu a necessidade de mudança da capoeira e incorporou diversos elementos daquelas esferas, inovando e renovando assim a sua plástica. As consequências desta mudança foram imprescindíveis para o desenvolvimento e popularização da capoeira como esporte e cultura.

Alguns mestres absorveram conhecimentos da Angola e da Regional, relacionando-se bem com ambas as esferas da capoeira. É o caso do Mestre Suassuna, um capoeirista baiano, que se desloca para São Paulo por volta de 1965, em busca de melhores condições de vida.

Na Bahia, Mestre Suassuna frequentava a escola de Mestre Pastinha, o ícone da Capoeira Angola, mas se relacionava bastante mesmo era com o Mestre Canjiquinha e com Mestre Bimba, o pai da Capoeira Regional, recebendo a influência de capoeiristas tanto “angoleiros”, quanto “regionais”.

Desta forma, os discípulos de Mestre Suassuna conhecem tanto a capoeira regional, quanto a capoeira angola, mas quando jogam, percebe-se que além de elementos de ambos os estilos – outros tantos inéditos, criados no passar dos anos – negaças híbridas, que não são identificáveis nem na regional, e muito menos na angola. Entretanto, a capoeira contemporânea não pode ser considerada um estilo, mas trata-se da co-presença da regional e da angola, mais um grande movimento de vanguarda da capoeira.

Nas rodas, compostas de 3 berimbaus, pandeiro, atabaque, com ou sem presença do agogô e reco-reco, o ritmo é lento, é moderado, é ligeiro, ora chegando ao extremo do Miudinho. Miudinho é um estilo de treinamento desenvolvido pelo Mestre Suassuna, acontece em roda de 2 metros de diâmetro, com os movimentos muito ligeiros, ao mesmo tempo em que é perto do chão, os jogadores se erguem nas mandingas por certo instante e retornam ao jogo entrosado e plástico.

Mestre Suassuna acrescenta: “O Miudinho não é uma capoeira nova, pelo contrário, é um jogo que sempre busquei desenvolver. Os capoeiristas estavam ficando cada vez mais distantes no momento do jogo, e eu pedi pros alunos: joga mais perto, mais miúdo -, daí veio o nome, mas é um estilo de treinamento, não uma capoeira nova. Agora, se ele está mudando a capoeira de muita gente, fazendo com que repensem de forma crítica o que vêm fazendo com nossa arte, já é outro assunto. Na verdade tudo isso é a Capoeira. Não é Angola, nem Regional, nem Contemporânea: é capoeira.


Mestre Bimba Mestre Osvaldo Conceito &Trajetória na Capoeira!

 

O outro lado da História!

Prólogo: Quando Mestre Bimba veio para Goiás e a Bahia perdeu Mestre Bimba, todo mundo ficou conversando, cada um falava a sua maneira.

Tudo oque eu digo aqui é uma maneira de me defender, porque todo mundo me criticou demais!

Essa defesa é um direito meu, porque na hora só tomei cacetada, todos se viraram contra mim, eu que fiz todo o benefício! Aos incrédulos do que eu digo, aviso que tenho documentos para provar!

Osvaldo Rocha de Souza 



O outro lado da História!

Em 1970 treinando com Mestre Bimba no Centro de Cultura Fisica Regional da Bahia, convidei-o a visitar Goiânia, (Goiás) e ao mesmo tempo ser paraninfo da 1ª turma de capoeiristas, formatura esta feita por mim, Mestre Osvaldo de Souza no Cine Teatro Goiânia. Ele aceitou e consegui trazê-lo através do apoio do Departamento de Cultura do Estado de Goiás para formar 15 capoeiristas!

Mestre Bimba ficou comovido com a atenção do público Goiano, pois naquela época estava atravessando uma fase difícil na Bahia, ninguém lhe apoiava e eu cheguei a ver isso de perto!

Todos falam:

Mestre Bimba prá lá, Metre Bimba pra cá, mas ninguém procurou ajudar o Mestre dentro da maneira que correspondesse a sua expectativa, pelo número grande de discípulos que tinha em Salvador.

É importante frisar isto, pois houve/há uma grande deturpação (da verdade?) pela vinda definitiva dele para Goiás e isso posso afirmar com certeza:

Mestre Bimba nunca teve apoio em Salvador, principalmente por parte de seus discípulos!

Quando eu falo assim:

Discípulos do Mestre Bimba, não é abrangendo todo mundo, têm as pessoas de bem que sempre procuraram ajudar o Mestre, cito Mestre Decânio que foi um companheiro que ajudou o Mestre Bimba dentro de suas possibilidades!


 Arte Brasileira: Rede Internacional quer capoeira como esporte olímpico  As novas gerações já são preparadas para as regras que deverão ser...

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